TEMPO NO TEMPO
"TRANSCENDENDO O ESPAÇO E O TEMPO"
Texto da Dra. Ema Cunha de Mendonça, para o catálogo da exposição de Ferreira Pinto - "TEMPO NO TEMPO - TRANSCENDENDO O ESPAÇO E O TEMPO"
Transcendendo o Espaço e o Tempo revela-nos uma nova faceta na pintura de Ferreira Pinto. A sua arte, de qualquer modo, e como sempre, aguça-nos o espírito, levando-nos a questionar sobre o mundo em que vivemos para além de nos enriquecer e elevar.
Ferreira Pinto surge-nos, agora, como cidadão do cosmo, quer viajando através de espaços de liberdade, rumo a uma nova direcção mais leve e subtil, quer apreendendo a natureza dinâmica do universo, no seu eterno movimento de avanço, em direcção à mudança, inerente e constante da vida.
A profusão de traços, formas e cores utilizadas pelo artista poder-nos-ia transmitir a sensação de caos; conduz-nos, simultâneamente, porém, a um turbilhão de emoções, a uma explosão de alegria, a uma promessa de Luz , a um espaço de Serenidade e Harmonia.
Por outro lado, o artista manifesta uma incessante preocupação de explicar o inexplicável. Considero mesmo ser a Busca, o leitmotiv da sua pintura da qual ressalta, não poucas vezes, um certo desassossego, característico, aliás de uma mente que procura e produz uma tal diversidade de coisas, cuja multiplicidade se esfuma, dando lugar à unicidade absoluta.
Assim, transparece a consciência da unidade e mútua inter-relação de todas as coisas, transcendendo a noção de indivíduo isolado e identificando-se com a realidade última. Tudo é parte interdependente e inseparável de um Todo Cósmico, liberto do Espaço e do Tempo.
Ema Cunha de Mendonça
Ponta Delgada, 13 de Dezembro de 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário